INSCRIÇÕES PARA O
🗓 Inscrições das 08h de 30 de abril até às 23h59 de 29 de maio de 2022
As composições inscritas para o Prêmio de Música das Minas Gerais devem ser autorais, sobre qualquer tema, compostas em língua portuguesa, em qualquer formação e estilo, não podendo ser inscritas músicas instrumentais e/ou de conotação religiosa.
A composição deve ser inédita e original. Será ainda considerada inédita a música que tenha concorrido em outros festivais ou que tenha sido gravada em CD independente, com tiragem de até 1.000 cópias.
É importante ressaltar que cada grupo/artista só poderá inscrever uma canção. O formulário de inscrição deve ser preenchido nesse site até o dia 29 de maio de 2022 e o candidato tem que enviar a canção no formato mp3 e a letra em arquivo anexo no ato da inscrição. Poderão se inscrever músico (participação individual) ou grupos musicais, com integrante proponente e autor(es) da música com comprovada residência no Estado de Minas Gerais.
Todas as bandas selecionadas receberão um cachê para auxílio no processo de participação nas etapas no valor de R$1.000,00 (hum mil reais).
Todas as informações acima foram retiradas do Edital do Projeto, aqui disponibilizado, que deve ser integralmente lido pelos participantes.
A idade mínima para participação é de 18 anos.
OFICINA GRATUITA PRÊMIO DE MÚSICA
Guilherme Castro é quem ministrará a Oficina sobre História da Música Brasileira.
Curador e Jurado do Prêmio de Música das Minas Gerais desde sua primeira edição, Guilherme é professor de música na Escola de Música da UEMG na área de música e tecnologia, produção musical e composição. É membro e fundador da Orquestra Mineira de Rock e do SOMBA. Possui doutorado em Música pela UNICAMP e sua tese recebeu o prêmio FUNARTE.
A oficina, que será on-line, é gratuita e aberta a maiores de 16 anos – músicos, artistas em geral, produtores e interessados no conteúdo sobre a música.
Período: 30/05, 31/05, 01/06 e 02/06
Carga horária: 12 horas/aula, sendo 3h em cada um dos dias acima
Inscrições: 05 a 20/05
+ sobre a Oficina História da Música Brasileira
A oficina é uma disciplina sobre a História da Música Brasileira nos últimos 100 anos, onde o Guilherme Castro fará um panorama a respeito.
Será uma aula expositiva, com abertura a debate, leitura de letras musicais, audição crítica. Um tempo de compartilhamento de conhecimento sobre a nossa história musical, aberta não só a músicos, mas a todos que se interessem pelo assunto.
Tópicos da Programação:
• Música popular, música pop e indústria cultural. A questão da reprodutibilidade técnica e a entrada da música no âmbito do mercado no século XX.
• A canção popular e suas especificidades (composição, interpretação, arranjo): a articulação entre linguagem musical e linguagem natural.
• Raízes e primeiras manifestações da música popular brasileira do século XX: modinha, lundu, maxixe, marcha.
• O nascimento e principais representantes do choro.
• Nascimento da indústria fonográfica brasileira (primeiras gravações e detalhes de produção).
• Nascimento e evolução histórica do samba como gênero representativo da identidade brasileira (o mistério do samba).
• A Bossa Nova e a mudança e a ruptura na linha evolutiva da música popular brasileira.
• Décadas de 60 e 70: o surgimento do Termo MPB e as principais correntes urbanas
• A expansão da indústria fonográfica brasileira na década de 70. • Década de 80 e a geração do Brock.
SIGA O @PREMIODEMUSICAMINAS NAS REDES SOCIAIS
Compartilhe seus momentos com a hashtag #premiodemusicaminas